7.4.10

Idoso acamado: equipamento básico


Para quem tiver a necessidade de tratar de um acamado, há equipamentos que considero básicos. Estes, que indico, haverá de muitos tipos e modelos mas, dada a minha experiência, têm de respeitar algumas regras:
Cama articulada: indispensável para poder posicionar o acamado. De preferência com estrado eléctrico. As manuais, só se para uma utilização de poucos dias. Ideal se tiver a possibilidade de ser elevatória. O custo é superior mas poupa muito o esforço na transferência de um acamado.
O colchão: para um estrado como o de cima, o colchão tripartido. Adapta-se ao movimento do estrado.
Colchão anti-escaras: Para qualquer acamado, o maior dos incómodos, doloroso e difícil de sarar, são as escaras. Este tipo de colchão, de pressão alterna, ajuda imenso na prevenção.
O texto a seguir faz parte de um anunciante de material deste tipo mas, por considerar que é importante, transcrevo-o aqui.
"O colchão anti-escaras de pressão alterna é um equipamento útil para pessoas, que por motivos de saúde, permanecem longos períodos de tempo acamadas. A sua função é evitar a formação de escaras por pressão, visto que o seu sistema facilita o fluxo sanguíneo. O colchão é constituído por pequenos alvéolos que se enchem e esvaziam de ar, de forma alternada e por zonas. Nas pessoas que permanecem longos períodos deitadas, o fluxo de sangue não se processa como em pessoas activas, pelo que este estagnar aumenta a probabilidade de desenvolver escaras de pressão. O sistema do colchão (pressão alterna) irá facilitar o fluxo sanguíneo, possibilitando uma alternância periódica dos pontos de apoio, de modo a reduzir a pressão cumulativa por área cutânea. Aliado a esta vantagem, o uso deste equipamento proporciona maior conforto ao seu utilizador. Inclui compressor."
As imagens correspondem a equipamentos semelhantes aos usados por mim. Pelo facto de haver muitos fornecedores deste tipo de equipamento, assim como quem alugue, omiti marcas e modelos.