8.3.13

28% dos idosos se mantêm atualizados com as novas tecnologias

28/02/2013
Quando o assunto é internet, grupo representa 1,95% dos usuários ativos da rede
SHUTTERSTOCK
​Entre o grupo de idosos ativos na internet, a média de tempo gasto em acessos à rede é de aproximadamente 44 horas e 09 minutos.


​As novas tecnologias invadiram o cotidiano de grande parte dos brasileiros e os idosos começam, aos poucos, a usufruir dos benefícios e facilidades trazidas com elas. 

Segundo dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 52% das pessoas entre 65 e 75 anos ainda afirmam que se confundem com os computadores, mas no mesmo grupo, 28% já tratam de se manter atualizadas com os avanços tecnológicos. 

Em relação ao uso da internet, dados do Netview, também do IBOPE Media, apontam crescimento no número de usuários idosos da rede nos últimos anos. Em janeiro de 2013, eles representaram 1,95% do total de internautas brasileiros, o que revela uma alta de 8,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Quando comparado com 2011, esse aumento é ainda maior, 39,3%.

Entre o grupo de idosos ativos na internet, a média de tempo gasto em acessos à rede é de aproximadamente 44 horas e 09 minutos, número que apesar de abaixo da média geral, que é de 62 horas e 17 minutos, apresenta crescimento de 12,6% na comparação com o mesmo período de 2012. 

Conteúdo 
Os sites mais acessados pelos idosos brasileiros são as ferramentas de busca, redes sociais, sites de vídeos, portais, blogs, email e notícias, nessa ordem. 

Sobre a pesquisa:

Target Group Index - Ano 13 onda 1 + onda 2 - 20.736 entrevistas - jul11-ago12. Filtro: Pessoas de 65 a 75 anos. Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.

NetView - Relatório: Active Universe Profile (Internet Applications Included). Período: Jan/12 a Jan/13. Painel: Casa e Trabalho
Fonte: IBOPE