24.3.12

Brasil e tuberculose.

O Brasil é um dos 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde que concentra 80% da carga mundial da tuberculose. Em 2009, foram notificados 72 mil novos casos. Esses indicadores colocam o Brasil na 19° posição em relação ao número de casos e na 104° posição em relação ao coeficiente de incidência.

Doença - A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar também outros órgãos, como rins e meninges. Os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; suores noturno; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Transmissão - A transmissão é direta, de pessoa para pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas, pessoas privadas de liberdade, população indígena e fumantes são mais propensas a contrair a tuberculose.

Tratamento - A tuberculose é uma doença curável e tratável em todas as unidades de saúde da família. O tratamento é gratuito e deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.

Prevenção - Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite pelo uso de objetos compartilhados.
O estrategista Célio Lopes contra o bacilo de Koch
Jornal A Cidade
"O bacilo é liberado pela tosse no meio ambiente, pode estar em todo lugar, principalmente nas aglomerações", comenta Célio Lopes Silva, professor de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. É dele a vacina gênica contra a ...