14.12.13

Sete hábitos que fazem você parecer mais velho

Você tem medo? Qual é o seu medo? Você se sente paralisado ou com vontade de fugir de algo? Até que ponto sentir medo é normal? E como você pode superá-lo?
Como diz a letra da música do Lenine:

"O medo é uma linha que separa o mundo
O medo é uma casa aonde ninguém vai
O medo é como um laço que se aperta em nós
O medo é uma força que não me deixa andar"
Sentir medo é normal, mas nem sempre é fácil conviver com esse sentimento, principalmente se ele for intenso e paralisante. Uma fobia é um medo muito forte de algo, é um temor profundo que se repete toda vez que a pessoa tem contato real ou apenas uma ideia de contato com o objeto fóbico, sendo que, na realidade, ele não se constitui como fonte real de perigo.
É comum quem sente medo reconhecer que seu sentimento lhe parece real, mas no fundo não é. A pessoa fóbica percebe que isso é irracional e um pouco sem sentido, mas sente-se impulsionado a evitar o contato com o objeto fóbico a todo custo, pois qualquer proximidade com o que lhe causa medo gerará ansiedade e mal estar.
Quem sente medo desenvolve respostas fisiológicas diante dos pensamentos fóbicos e do contato com aquilo que lhe apavora. Os sintomas físicos mais comuns são:
- taquicardia;
- sudorese;
- tremor;
- respiração curta e até mesmo falta de ar;
- variação da pressão. 
Essas respostas geram desconforto e muito mal estar, por isso é normal que o primeiro pensamento seja de fuga, criando estratégias para evitar o confronto direto com o objeto fóbico. 
Há inúmeros tipos de fobias, as mais comuns são:
- medo de espaços fechados;
- alturas;
- dirigir carro na estrada;
- animais;
- falar em público;
- sangue;
- agulhas;
- entre outros... 
Para entender qual a diferença entre o medo saudável, que protege as pessoas de algum tipo de problema e risco a saúde, de um medo paralisante e irracional é a intensidade do sentimento e a resposta gerada pelo corpo. Sentir medo é normal, mas perder o controle é uma resposta acima do esperado. Portanto, é importante cuidar da saúde física e mental e consequentemente do seu equilíbrio.
O corpo e a mente estão interligados e respondem juntos aos estímulos de medo e ansiedade. É preciso integração e equilíbrio, aumentando a força interior para lidar com o que você quer superar. Com isso, fica fácil identificar quando o medo é positivo no dia a dia; é aquele que lhe protege de algo real e não do seu pensamento imaginário. 
Para superar o medo você pode usar algumas estratégias de cura como aproximação gradual, hipnose, psicoterapia, etc. Em alguns casos o uso de medicamento pode ser bem vindo para amenizar os sintomas de ansiedade, principalmente quando forem muito intensos e incapacitantes. Pra aumentar sua força interior de cura e superação de medo, cuide dos seus pensamentos e dê foco a sua atenção.

Adriana de Araújo é psicóloga e autora do livro "O Segredo para Vencer o Medo" (Editora Universo dos Livros)