8.5.11

Os cuidados a ter com alguém que sofre de incontinência

A incontinência urinária é uma patologia que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e constitui-se como um dos maiores entraves à realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia. Saiba como cuidar de uma pessoa com incontinência.

Os cuidados a ter com alguém que sofre de incontinência

A forma como cuida de alguém que sofre de incontinência está relacionada com a forma como lida com ela e como a incentiva. Conheça os cuidados principais que pode ter com alguém que sofre de incontinência urinária. Dos principais, destacam-se os seguintes:
Monitorizar a ingestão de líquidos: É necessário encontrar um ponto de equilíbrio na quantidade de liquídos que um indivíduo ingere. Os líquidos em excesso vão fazer com que ele se desloque várias vezes à casa de banho/banheiro; a ingestão de poucos liquídos pode tornar a urina mais concentrada e prejudicar a bexiga ao torná-la menos ativa. Deve conversar com o seu médico antes de fazer qualquer mudança significativa na ingestão de liquídos.
Prestar atenção à alimentação: Existem alimentos e bebidas que podem agravar a incontinência, como é o caso das bebidas alcoólicas, água com gás, cafeína e os alimentos ricos em ácidos. Deve procurar seguir uma alimentação rica em fibras e hidratos de carbono.
Utilizar roupas íntimas absorventes: A utilização de roupas intímas absorventes é muito importante, pois protege um indivíduo em caso de alguma fuga urinária e mantém-o sempre seco e confortável.
Lidar com distúrbios emocionais: A incontinência pode causar num indivíduo vários distúrbios emocionais, inclusivé, pode conduzir à sua depressão. Dessa forma, e para que tal não aconteça, deve desdramatizar a situação e falar com o incontinente de uma forma clara e compreensiva. Essa é a melhor maneira de lidar com a situação e vai ajudar o incontinente a perceber que a sua vida não precisa de mudar radicalmente.

Algumas dicas práticas para lidar com a incontinência

Para a maioria das pessoas, ir à casa de banho/banheiro é uma rotina que faz parte do seu dia-a-dia – e é algo que não se repara. No entanto, no caso de um idoso, ele pode querer usar a casa de banho/banheiro e não ser capaz de o fazer. Conheça algumas dicas:
  • Certifique-se que a pessoa que está ao seu cuidado sabe onde se encontra a casa de banho/banheiro – um sinal na porta pode ajudar imenso;
  • Confirme que o acesso à casa de banho/banheiro está desimpedido e que não existem móveis ou tapetes ao longo do caminho que possam atrapalhar os movimentos do idoso;
  • Deixe a porta da casa de banho/banheiro aberta quando não estiver a utilizá-la. Se estiver fechada, o idoso pode pensar que está ocupada;
  • Assegure-se que a casa de banho/banheiro é fácil de ser utilizada. Considere a possibilidade de instalar corrimões ao longo da casa de banho para dotá-la de funcionalidade;
  • Certifique-se de que as roupas do idoso são fáceis de ser retiradas e desabotoadas. Tenha em atenção que, para um idoso, o velcro é mais fácil de ser gerido que os botões e zípers;
  • Se a tarefa de ir à casa de baho/banheiro se revelar impossível, a utilização de um urinol pode ser a resposta mais adequada.

Ajudas disponíveis para lidar com a incontinência

Poderá chegar a altura em que o idoso que está ao seu cuidado não consegue utilizar a casa de banho/banheiro. Nesses casos, é necessário intervir e lidar com as respetivas consequências. Há maneiras próprias de ajudar um idoso a sentir-se mais confortável e vários produtos disponíveis para lidar com a incontinência, como por exemplo:
Roupa de cama à prova de água: Os colchões são muito dificeis de limpar e, como tal, devem ser protegidos com uma cobertura à prova de água. Em termos de absorção esta é uma das medidas mais eficazes e permite que o idoso se mantenha sempre seco. Deve também certificar-se que a pele do idoso não entra em contacto com a proteção do colchão, uma vez que isso pode provocar feridas.
Lençóis absorventes: Existem lençóis especiais absorventes que podem ser utilizados numa cama ou sofá e permitem que um idoso se sente ou deite sempre numa superfície seca, maximizando o seu conforto.
Absorventes higiénicos e calças incontinentes: Os absorventes higiénicos e as calças incontinentes assemelham-se às fraldas e podem ser utilizadas de dia ou de noite. Têm a tarefa de manter a pele de um idoso seca e, ao mesmo tempo, são muito absorventes.

A incontinência e a higiéne pessoal

Se o idoso que está ao seu cuidado sofrer algum acidente urinário é importante lidar com isso o mais depressa possível, uma vez que isso pode ser bastante desconfortável e pode trazer cheiros desagradáveis. A humidade também poderá causar feridas na pele do idoso. Eis o que pode fazer:
  • Se uma pessoa idosa sofrer um acidente urinário, deve limpar a respetiva área com um pano húmido embebido em água quente. Certifique-se que a área fica seca antes de vestir novas roupas;
  • Limpe todas as roupas sujas imediatamente. É geralmente boa ideia deixar as roupas numa bacia com detergente para ficarem corretamente desinfetadas;
  • Ao deitar fora os absorventes utilizados, faça-o de uma forma higiénica e confirme se os sacos estão bem selados.
A incontinência é um problema infeliz e embaraçoso para muitos idosos. Ela mostra que o corpo pode não funcionar da maneira mais adequada e que é necessário lidar com essa situaçãode forma eficiente e digna para não causar nenhum sofrimento suplementar.
Infelizmente, a incontinência urinária não é necessariamente tratável nos idosos. Os mais jovens, que sofrem de incontinência, podem fazer uma série de exercícios para fortalecer os músculos pélvicos ou reforçar o controlo da bexiga, mas os idosos não o conseguem fazer. Para eles, existe medicação específica para estancar o problema, no entanto, a sua utilização não é aconselhável para os diabéticos, pois pode piorar o seu estado de saúde. No fundo, é uma parte natural do envelhecimento e deve ser aceite como tal.
A incontinência é um problema para muitos membros da população idosa porque é o resultado do enfraquecimento do corpo. Trata-se de uma questão muito particular e está dependente da forma como o idoso lida com isso, sem se sentir humilhado ou envergonhado.

Algumas dicas para prevenir o aparecimento da incontinência urinária

Existem formas de manter a bexiga saudável e de ajudar a minimizar as hipóteses de vir a sofrer de incontinência urinária. Conheça algumas das dicas principais:
  • Deve beber 6 a 8 copos de líquidos por dia e assim encontrar o seu ponto de equilíbrio entre o que ingere e as vezes que se desloca à casa de banho/banheiro. Deve fazê-lo, especialmente se fizer exercício físico, para manter os níveis de hidratação constantes;
  • Deve evitar, tanto quanto possível, bebidas alcoólicas e alimentos com cafeína;
  • Durante um dia deve urinar, no máximo, de 3 em 3 horas. Tenha em atenção que levantar-se a meio da noite para urinar é normal, mas mais de duas vezes já não o é;
  • Quando vai à casa de banho/banheiro para fazer as suas necessidades, não deve fazer força ao esvaziar a bexiga. As mulheres que têm uma “bexiga descaída” devem aguardar 3 a 5 segundos depois da primeira paragem da micção e, em seguida, devem tentar esvaziar a bexiga mais um pouco.
  • Opte por realizar exercício físico com regularidade, de modo a manter o seu peso constante. É também aconselhável que ingira sempre algo quente pela manhã para que o seu trânsito intestinal seja mais fluído;
  • Deve deixar de fumar, pois o fumo aumenta o risco de câncer na bexiga e a tosse de fumador crónico pode exercer excesso de pressão sobre a bexiga.