7.9.09

Terapia Ocupacional: alternativa para os idosos



A Terapia Ocupacional geriátrica tem como objetivo intervir no processo de adaptação ao envelhecimento. Para tanto, busca juntamente com o cliente, familiares e ou cuidadores, soluções que beneficiem e facilitem o dia-a-dia do idoso.Na atuação com o idoso, a Terapia Ocupacional age como um facilitador que capacita o mesmo a fazer o melhor uso possível das capacidades remanescentes, a tomar suas próprias decisões e lhe assegurar uma conscientização de alternativas realísticas.

Razão pela qual utiliza como método a aplicação e orientação de atividades intencionais e significativas para a promoção do desenvolvimento pessoal e da autonomia. Focar a independência é a linha orientadora da intervenção do terapeuta ocupacional, estimulando as áreas de auto-cuidado, trabalho e lazer. Intervindo nos níveis preventivo, curativo e de reabilitação.

A Terapia Ocupacional em Geriatria/Gerontologia objetiva manter, restaurar e melhorar a capacidade funcional do idoso, buscando mantê-lo ativo e independente o máximo de tempo possível. Pode envolver um atendimento particular ou em instituições para idosos, e em ambos os contextos, o terapeuta ocupacional aborda elementos como independência, saúde, segurança e integração social.

O objetivo geral do atendimento ao idoso é promover seu desempenho nas suas atividades de vida diária (AVDs), o que inclui alimentação, vestuário, higiene e locomoção deste indivíduo; nas atividades instrumentais de vida diária (AIVDs), como capacidade de administração das atividades do domicílio e de fazer compras; e nas atividades de trabalho e de lazer.

O Terapeuta Ocupacional pode atuar junto a idosos com comprometimentos neuro-psico-geriátricos, como em casos de demências, parkinson, alzheimer e depressão; em casos de doenças ou agravos do sistema músculo-esquelético, como artrites, artroses, osteoporose e fraturas; e em casos de doenças do aparelho circulatório, como o acidente vascular encefálico, visto que tais agravos possuem um grande potencial incapacitante para o indivíduo idoso, pois afetam diretamente suas funções motoras, sua autoestima, auto-confiança e motivação e seus aspectos cognitivos, como atenção, concentração e memória, gerando sentimentos de frustração, inutilidade, dependência para a realização de atividades e isolamento social.

Cabe ao terapeuta ocupacional avaliar o cliente quanto aos aspectos físico, psíquico e social, para que a partir disso, possa identificar as necessidades desse idoso, e assim organizar o plano de atendimento que melhor auxilie na recuperação deste indivíduo, tornando-o ativo e independente nos meios de que participa, devolvendo a este idoso o sentimento de valorização pessoal, ao mesmo tempo em que o integra novamente à sociedade.

Dentre os objetivos específicos mais comuns de atuação do Terapeuta Ocupacional junto ao idoso, encontram-se aqueles relacionados à força muscular, amplitude articular, coordenação motora fina e global, equilíbrio, sociabilização, auto-confiança, autoestima, lazer, solidão, agressividade, comunicação, atenção, concentração, memória, orientação espaço-temporal, cuidados pessoais, condicionamento funcional, expressividade, esquema corporal, integração corporal, marcha, organização postural, independência nas atividades de vida diária, organização do tempo livre e adaptação do domicilio. Neste último aspecto, o terapeuta detecta os riscos à saúde do idoso em seu ambiente doméstico, realizando modificações de modo a permitir uma mobilidade e utilização dos espaços com maior segurança, facilitar o alcance de objetos e possibilitar uma maior independência na realização de atividades dentro do lar.

FERNANDA RODRIGUES é terapeuta ocupacional, especialista em saúde do idoso e graduanda em Fisioterapia